Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
HomeNotícias

Notícias

27/11/2018
Constituições brasileiras serão abordadas em escolas
Constituições brasileiras serão abordadas em escolas

Comemorando os 30 anos da Constituição de 1988, a Secretaria de Educação, a TV Alerj e o Museu da República desenvolveram um projeto que vai levar o estudo das constituições brasileiras para as aulas de História na rede pública de ensino. Por meio da parceria, uma série de documentários foi produzida e será exibida e debatida em sala de aula. Além disso, um cordel abordando o tema também foi escrito e será distribuído nas escolas estaduais.

 

O lançamento do projeto Constituição Cidadã – 30 anos foi na segunda-feira (26/11), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Alunos do Colégio Estadual Duque Costa, em São João de Meriti, Colégio Estadual Antônio Prado Junior e Colégio Estadual Herbert de Souza, ambos na Tijuca, e do Ciep 303 – Ayrton Senna da Silva, em São Conrado, participaram da solenidade, que também contou com a presença do secretário de Educação, Wagner Victer, do diretor interino do Museu da República, Marco Macri Rodrigues, do diretor da TV Alerj, Jackson Emerick, e de parlamentares.

– Essa parceria, que vai levar o estudo das constituições brasileiras para as escolas, é importante, pois os alunos precisam conhecer bem seus direitos e deveres. A Alerj é o lugar de todos os cidadãos e onde foram discutidas e votadas outras constituições – destacou o secretário de Educação, Wagner Victer.

Com apenas 15 anos, Estevão de Oliveira Batista, do 8° ano do Ensino Fundamental, estava radiante com a possibilidade de aprender mais sobre as constituições brasileiras.


– Sei da importância de estudar história do Brasil e, por isso, acho muito bacana essa ideia das aulas interativas sobre as constituições nas escolas – disse o estudante.

 

Atendimento à população
e-SIC.RJ - Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão SICs presenciais - Atendimento presencial ao cidadão para solicitação de informação via lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011 Fale com a gente - O Governo do Estado quer te ouvir - Horário de atendimento online: dias úteis, das 9h às 17h