12/03/2018
Plano estratégico incrementa turismo na Baixada Verde

O Governo do Estado finalizou o Plano Estratégico do Turismo da Baixada Verde. O estudo – realizado através da Secretaria de Turismo em parceria com o Sebrae-RJ – irá incrementar o turismo desta região. O projeto foi realizado nos dez municípios que compõem a Baixada Verde: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.

Em entrevista para o D.O Notícias, o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, explicou sobre o plano.

D.O Notícias - O que é o Plano Estratégico da Baixada Verde?

Nilo Sergio Felix - Um amplo trabalho, que aumenta consideravelmente as chances de sucesso da consolidação da atividade turística dos dez municípios. Ele permite uma melhor identificação e exploração das oportunidades de mercado, agiliza a tomada de decisões e de reconhecimento de problemas futuros e ainda cria mecanismos de avaliação e controle para o desenvolvimento do turismo.

D.O Notícias - Qual é o principal objetivo?

Nilo Sergio Felix - O principal objetivo do Plano Estratégico é traçar metas, usando os recursos disponíveis de forma eficiente. Os eixos estratégicos propostos no trabalho, alinhados às respectivas ações, colocarão a Baixada no ranking das regiões turísticas mais visitadas do estado.

D.O Notícias - Como é feito o processo de planejamento?

Nilo Sergio Felix - As estratégias adotadas no processo são baseadas em dois níveis: o estratégico e o tático. O primeiro estabelece as bases, que são a missão, visão e eixos estratégicos para os próximos cinco anos (2018-2022). Já o segundo nível, associa os eixos às ações e estabelece indicadores de monitoramento.

D.O Notícias - Qual é a importância desse trabalho para o desenvolvimento do turismo na região?

Nilo Sergio Felix - No final do ano passado, a Câmara Metropolitana constatou que a Região Metropolitana do Rio de Janeiro mantém 36,27% de seu território verde conservado, e que 1/3 dessa área, ou seja, cerca de 11%, está na Baixada. Por isso, resolvemos de comum acordo com os secretários de Turismo desses municípios, alterar o nome de Baixada Fluminense para Baixada Verde. Essa denominação gera mais visibilidade para posicionar o local no cenário do turismo estadual de forma renovada, uma vez que lá são encontrados parques, reservas ambientais e estações ecológicas com forte potencial turístico. Esse estudo vai auxiliar muito os gestores a trabalharem melhor o turismo nos seus respectivos municípios.

D.O Notícias - Qual é a próxima etapa do projeto?

Nilo Sergio Felix - O plano já está pronto e foi entregue aos representantes dos dez municípios da Baixada Verde em fevereiro. A partir de agora, eles devem seguir as ações estabelecidas no trabalho para alcançar a meta de colocar a Baixada Verde, definitivamente, como uma das regiões turísticas do estado mais procuradas para a prática de turismo de natureza e aventura.

D.O Notícias - Como ele pode impactar positivamente para o turismo fluminense?

Nilo Sergio Felix - Cada região turística do interior do estado tem suas características. Ao redefinirmos o potencial da Baixada e construir, junto ao Sebrae-RJ e aos gestores municipais da região, uma estratégia para o seu crescimento, estamos potencializando o turismo fluminense. A região está pronta para receber visitantes. Tem ampla rede hoteleira, com 77 estabelecimentos, e mais de 200 agências de turismo. Além disso, a Baixada está localizada no centro de um corredor verde do estado composto, ainda, pela Costa Verde e Serra Verde Imperial. Nossa expectativa é a melhor possível.